Processo seletivo, consulte o site pgenfermagem.ufpel.edu.br
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas foi criado pela portaria 1048 de 2007, na modalidade Mestrado Acadêmico. Iniciou as atividades em 10 de março de 2008 com 15 docentes (destes 7 enfermeiros, 3 epidemiologistas, dois educadores e 1 biólogo) e acolheu 13 mestrandos, após seleção pública realizada no final de 2007, em que teve uma relação de 4,77 alunos/vagas (inscritos 63 para 13 vagas). A parceria dos docentes enfermeiros em pesquisas conjuntas com programas já consolidados internamente na UFPEL como da Educação, Epidemiologia e a parceria com a EMBRAPA – Clima Temperado transformaram a realidade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem que a partir das dissertações defendidas em 2009, começou a tecer novos desafios. O Doutorado em Enfermagem foi aprovado em 2011, tendo início a primeira turma em março de 2012.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado e Doutorado tem como área de concentração: PRÁTICAS SOCIAIS EM ENFERMAGEM E SAÚDE.
E como linhas de pesquisa:
- Linha 1. Enfermagem em saúde mental e saúde coletiva
- Linha 2. Práticas, saberes e cuidado na saúde e enfermagem, no sistema familiar e contexto rural
- Linha 3. Processo de Trabalho em Saúde, Educação e Enfermagem
Junto ao programa existem quatro grupos de pesquisa, a saber:
- a) Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces - NUCCRIN (Linhas: Família e Condições Crônicas de Saúde e Idoso e a família no cuidado para prevenção, reabilitação e controle das condições crônicas). Foi certificado pelo CNPq em 2006 e atualmente é liderado pelas doutoras Celmira Lange e Rosani Manfrin Muniz.
- b) Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem – NEPEN (Linhas: Família e Práticas em Saúde e Processo de Trabalho em saúde). Certificado pelo CNPq em 1994 e atualmente liderado pela doutora Sonia Maria Meincke.
- c) Núcleo de Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva (Linhas: Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental; Ensino de Enfermagem em Saúde Mental, Avaliação de serviços em saúde mental e saúde da família; Saúde Mental, reabilitação psicossocial e família). Certificado pelo CNPq em 2000 e atualmente é liderado pela doutora Luciane Prado Kantorski.
- d) Núcleo de estudos e pesquisas em saúde rural e sustentabilidade (Linhas: plantas medicinais e fitoterápicos, práticas, saberes e cuidado na saúde e enfermagem, no sistema familiar e contexto rural. Certificado pelo CNPq em 2011, atualmente é liderado pela doutora Rita Heck.
Doutorado em Enfermagem
A proposta pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN-UFPEL) Doutorado Acadêmico em Enfermagem com abordagem interdisciplinar visa trocar conhecimentos pertinentes as ciências sociais, educação, enfermagem, saúde, epidemiologia e demais campos do conhecimento que se relacionem as práticas sociais em saúde dirigidas as populações rurais e urbanas. Este diálogo pretende permear o desenvolvimento das disciplinas ofertadas, assim como, todo o processo de conhecimento que envolve a construção do objeto de estudo dos doutorandos que optarem pelo curso.
O Doutorado Acadêmico em Enfermagem terá duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses. A permanência máxima de um aluno no doutorado será de 48 (quarenta e oito) meses.
O aluno de doutorado deverá completar 80 (oitenta) créditos, sendo que 50 (cinqüenta) créditos (850 horas) corresponderão a disciplinas teóricas, destes 20 (vinte) créditos oriundos de disciplinas do mestrado e 30 (trinta) créditos de disciplinas do doutorado.
Periodicidade de Seleção: anual
Perfil do profissional egresso do PPGEN-UFPEL modalidade Doutorado Acadêmico em Enfermagem:
Ao finalizar o processo de formação na modalidade de doutorado em enfermagem o egresso do programa deverá atingir as seguintes competências:
- Identificação e promoção de novos caminhos no conhecimento em enfermagem e saúde para a consolidação e fortalecimento da identidade na área;
- Expertise em criação de novas metodologias e tecnologias em saúde e/ou Enfermagem para o processo de construção de saberes avançados com inserção social;
- Capacidade de liderança em coordenação de equipes de pesquisa, construção de redes de conhecimento que tragam inovação e formação de recursos humanos, fortalecendo e consolidando a identidade de área;
- Habilidades e competências para as diferentes etapas do processo investigativo e coordenação de equipes na gestão de projetos de pesquisa, contribuindo para a qualificação da pesquisa em enfermagem e saúde;
- Constituir práticas de ensino, colaborando na formação de novos pensadores/profissionais na área de enfermagem (visão crítica, reflexiva, construtivista e colaborativa), que sejam capazes de produzir e incorporar os conhecimentos gerados na pesquisa;
- Habilidade/Competência na construção de trajetória cientifica.
Mestrado em Enfermagem
O Mestrado Acadêmico em Enfermagem terá duração mínima de 12 meses. A permanência máxima de um aluno no Mestrado será de 24 meses.
O aluno de mestrado deverá completar 30 (trinta) créditos em disciplinas sendo 12 créditos em disciplinas obrigatórias do bloco básico como Práticas Sociais em enfermagem e saúde e Pesquisa em Enfermagem. No bloco de disciplinas obrigatórias do bloco de formação deverá cumprir 4 créditos nas disciplinas de Seminários de Pesquisa I e II, e até no máximo 6 créditos na Estágio de Docência Orientada. O aluno deverá completar o número de créditos exigidos com disciplinas do bloco complementar optativas.
Periodicidade de Seleção: anual
Perfil do profissional egresso do PGEN-UFPEL – modalidade Mestrado Acadêmico em Enfermagem.
Ao finalizar o processo de formação na modalidade de mestrado acadêmico em enfermagem o egresso do programa deverá atingir as seguintes competências:
- Desenvolver o domínio da linha de investigação e das diferentes etapas do processo investigativo contribuindo para a qualificação da pesquisa em enfermagem e saúde;
- Constituir práticas de ensino, gestão, atenção e avaliação em enfermagem e saúde produzindo e incorporando conhecimentos gerados na pesquisa;
- Incorporar na sua prática profissional pedagogias inovadoras pautadas numa aprendizagem articulada à produção do conhecimento;
- Ser capaz de organizar o trabalho, gerir e implementar práticas de atenção em saúde, com um olhar interdisciplinar e com uma visão ampliada da saúde;