Departamento

A criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia teve sua aprovação no Conselho Universitário em 24/08/76, por portaria n° 01/76 da UFPel, sendo reconhecido pelo MEC pela portaria n° 402 de 24/06/80 e o Curso transforma-se em Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, em 28 de novembro de 1988, através da portaria do MEC nº 581. Em 2012 a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia passa a ser Faculdade de Enfermagem de acordo com a Portaria n°041 de 06 de janeiro de 2012.

A Faculdade de Enfermagem possui apenas um departamento de enfermagem que conta com um corpo docente qualificado composto por mestres, doutores, pós-doutores (31 professores efetivos, 3 professores temporários e 9 enfermeiros técnicos administrativos).

O Departamento de Enfermagem ao longo de sua história tem nas atividades docentes o predomínio do ensino de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado), extensão e pesquisa.

A Faculdade de Enfermagem possui atualmente 24 projetos de Pesquisa e 21 projetos de Extensão que contemplam várias áreas de atuação. Ainda conta com 4 grupos de pesquisa a saber: Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCRIN), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn), Saúde Mental e Saúde Coletiva; e Saúde Rural e Sustentabilidade. Envolvem-se com pesquisa: docentes, enfermeiros assistenciais e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

As atividades de extensão constituem-se um dos pontos fortes da nossa unidade de ensino, envolvendo docentes e alunos. Os projetos contemplam desde educação em saúde, seminários aos mais variados segmentos da comunidade passando por atividades de prestação de serviços da criança ao idoso, até assessoria e implantação de serviços em Instituições de Ensino e Saúde.

A Faculdade de Enfermagem situa-se no Campus Porto no segundo andar; e desenvolve suas atividades de ensino no Hospital Escola da UFPel; no Hospital Santa Casa; nos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS Fragata e CAPS Zona Norte e CAPS álcool e drogas),na Estratégia de Redução de Danos; em várias Unidades Básicas de Saúde (Simões Lopes, Sitio Floresta, Navegantes, Bom Jesus, Barro Duro, Vila Municipal); Departamento de Ações de Saúde, Controle e Avaliação, Regulação, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, da Prefeitura Municipal; Conselho Municipal de Saúde; comunidades do município e da região.

Lista de Professores Efetivos

Lista Grupos de pesquisa

Lista Projetos de Extensão

Lista Projetos de Pesquisa